Araxá na Mídia

:: Espírito Olímpico :: Araxá recebe a Tocha Olímpica com grande festa popular. Saiba Mais...
Araxá foi destaque no cenário nacional com passagem da Tocha no município

Milhares de araxenses saíram as ruas para acompanhar momento histórico e ver de perto o símbolo das Olímpiadas Rio 2016
A Tocha Olímpica, símbolo maior dos Jogos Olímpicos, passou por Araxá no domingo, 8 de maio, Dia das Mães. Apresentações artísticas e culturais marcaram a chegada do Fogo Olímpico ao município, que foi o quarto a recebê-lo em Minas Gerais. A chama percorreu 4,5 km pelos principais pontos turísticos da cidade.

O prefeito Aracely de Paula, a vice-prefeita Lídia Jordão, o deputado estadual Bosco, vereadores, secretários e assessores municipais participaram desse momento histórico, que levou milhares de araxaenses às ruas para acompanhar o Revezamento da Tocha Olímpica.

De acordo com prefeito Aracely de Paula, a Tocha Olímpica chegou em um momento muito importante para a história de Araxá. “Quero cumprimentar a todos os funcionários da Prefeitura que se desdobraram e, acima de tudo, parabenizar pelo entusiasmo da nossa mocidade. É uma emoção indescritível para quem carregou a Tocha Olímpica”, ressaltou o prefeito.

Os alunos da rede municipal de ensino de Araxá e das escolas particulares e estaduais participaram da festa. “O esporte é considerado como saúde, educação e resolução para as questões sociais e o aluno estar inserido nesse contexto é de fundamental importância a todos”, completa a secretária municipal de Educação Gessy Glória Lemos.

Início do revezamento da Tocha Olímpica

A Tocha Olímpica foi acesa pela primeira vez em solo araxaense na Avenida Amazonas. Os jovens Gustavo Alves Pacheco, Grazielle Aparecida Alves da Silva e Jennifer Adrielly de Souza ascenderam a Tocha Olímpica e o servidor Matheus Martins Alves, foi o primeiro a conduzi-la em Araxá.

Nara Gea, Ana Cláudia Borges Martins, Daniel Alencar de Oliveira, Roberto Rocha de Almeida Neto, Marli Abadia Tiburcio Andrade, Natasha Van Rooyen, Alexandre Silva Leite, João Paulo Barreto, Lucas Caetano de Castro, Wagner Carlos Martins, Anizio Alves Gomes, Ernestina Aparecida Caixeta, Rodrigo Pereira Souza e Márcio Luís Petraccone também conduziram a Tocha Olímpica e receberam o calor humano do povo de Araxá.

Encerramento do revezamento na FCCB

A Tocha Olímpica chegou à Fundação Cultural Calmon Barreto, seu último ponto de revezamento, carregada pelo médico Roberto Rocha. Recepcionado pela Banda de Música do 4º Batalhão da Polícia Militar de Uberaba e pelo Rivas Trio, da Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, Roberto ficou no topo da escadaria da fundação por alguns minutos e o público admirou a tocha, partilhando da emoção de receber o símbolo olímpico na cidade.

Em frente, um cenário montado com uma carruagem, móveis de época e atores representando Dona Beja, Antônio Sampaio e as mucamas, lembravam a história e cultura de Araxá. A Tocha saiu da fundação ainda carregada por Roberto e seguiu de carro até o Parque do Cristo.

Tocha Olímpica no ponto mais alto de Araxá

A Tocha Olímpica subiu as escadarias do Parque do Cristo sendo conduzida pela triatleta e assessora municipal de Esportes Especializados Jane Porfírio Magriotis, que foi ovacionada por uma multidão que se concentrou no ponto mais alto de Araxá.

A assessora foi recepcionada pelo prefeito Aracely de Paula, vice-prefeita Lídia Jordão, deputado estadual Bosco, vereadores, secretários e assessores. Na ocasião, foi descerrada uma placa que registra o momento histórico vivenciado pelos araxaenses.

:: Turismo :: Tauá Grande Hotel cria estrutura única para CIMTB Levorin em Araxá. Se Ligue...
Organizador da prova Rogério Bernardes celebra parceria com o grupo hoteleiro e destaca comodismo para atletas

Complexo do Barreiro dispõe de ótima estrutura para os atletas. Divulgação
A etapa que abre a Copa Internacional Levorin de Mountain BIke, em Araxá, conta com uma ótima estrutura para os atletas. Poucas pistas no mundo oferecem tanto comodismo como a que está no Complexo do Barreiro, no qual os atletas tem a opção de sair da prova e parar em frente ao hotel em que estão hospedados, o Tauá Grande Hotel. Além disso, a arquitetura do hotel aliada ao cenário natural do Complexo do Barreiro fazem da CIMTB Levorin um evento único do mountain bike.

A gerente do Tauá Grande Hotel, Vanessa Oliveira, afirma que a CIMTB Levorin é uma oportunidade de gerar visibilidade ao resort. “A CIMTB Levorin é um evento organizado por uma excelente equipe, o que facilita muito o nosso trabalho. O evento contribui para o aumento da ocupação do hotel no período e consequentemente de toda a cidade de Araxá. O Tauá Grande Hotel ganha maior visibilidade e um evento deste porte contribui ainda mais para nossa credibilidade no mercado hoteleiro”, disse.

Segundo Vanessa, a CIMTB Levorin faz com que todos os setores do hotel se envolvam em busca do melhor atendimento aos hóspedes. “Todos os setores estão envolvidos para oferecer melhor atendimento, excelente gastronomia, conforto e qualidade. Queremos oferecer aos nossos hóspedes momentos únicos em nosso resort”, afirmou.

Segundo o comissário da União Ciclística Internacional, Benno Nijland, as acomodações da CIMTB Levorin são mais que perfeitas. “A CIMTB Levorin é uma corrida de alto nível, a organização é muito boa, as acomodações são mais que perfeitas. Eu nunca fiz uma corrida que começasse e terminasse em frente ao meu hotel”, afirmou.

De acordo com o organizador da CIMTB Levorin, Rogério Bernardes, parcerias como estas fazem com que o evento seja cada vez mais visível. “Além de ser um ótimo hotel, o Tauá Grande Hotel se envolve no evento e oferece o melhor serviço para os atletas. Isso se torna um grande atrativo para os próximos anos. Parcerias como esta fazem com que o evento se difunda trazendo cada vez mais atletas”, disse

Araxá receberá a Tocha Olímpica no dia 8 de maio



Araxá receberá a Tocha Olímpica no dia 8 de maio

O Rio de Janeiro será palco das Olimpíadas deste ano, e Araxá foi uma das 329 cidades selecionadas para o revezamento da Tocha Olímpica. Representantes do Comitê Rio 2016 realizaram reuniões, ainda em 2015, com a equipe da Administração Municipal para tratar da passagem do símbolo olímpico pela cidade .
A Prefeitura de Araxá está mobilizada para tornar esse momento especial que irá acontecer no domingo, 8 de maio, Dia das Mães. Desde junho do ano passado, diversas ações foram discutidas com o Comitê Rio 2016, em Araxá e Belo Horizonte, para definir estratégias importantes nas áreas do Esporte e da Segurança, além de uma videoconferência com a Secretaria de Estado de Educação.
A assessora municipal de Esportes Especializados, Jane Porfírio, afirma que ações estão programadas para atrair todos os segmentos em prol de uma grande causa. “Isso é um orgulho para nós, araxaenses. É um momento ímpar na vida de todos os araxaenses, pois será especial, e em uma data especial. O maior presente que o filho pode dar a sua mãe é ver a Tocha Olímpica passar nas ruas de Araxá. O revezamento consiste em público, em gente, então vai ser um presentão para as mães”, comenta a assessora.
Jane destaca que, mais do que representar o esporte, o Fogo Olímpico é a união de povos, de cultura, de atletas, de saúde, de bem-estar, enfim, de tudo que há de positivo na vida do cidadão brasileiro.
“Eu faço o convite para todos. Toda a comunidade de Araxá está convidada para ir às ruas e assistir ao revezamento da Tocha Olímpica. Iremos fazer muitas ações contando principalmente a história de Araxá. Então, vai ser um momento muito bonito que a cidade vai passar”, completa Jane Porfírio.
Na próxima semana, a secretária de Educação, Gessy Glória Lemos, e a assessora de Esportes Especializados, Jane Porfírio, vão participar de reuniões relacionadas à passagem da Tocha Olímpica por Araxá.
O primeiro compromisso será com as diretoras, na quarta-feira, 2 de março, na Secretaria de Educação. Já no dia seguinte, o encontro será em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa do Governo de Minas.
Símbolo dos Jogos Olímpicos em maio no Brasil
O símbolo das Olimpíadas chega ao Brasil no dia 3 de maio, em Brasília, onde começa o revezamento dentro do país. A Tocha Olímpica passará por 329 cidades e pelas mãos de 12 mil condutores. Além de Araxá, as cidades visitadas no dia 8 de maio serão Uberaba, Serra do Salitre, Patrocínio e Patos de Minas.






Brasil e Polônia conquistam lugares mais alto em pódio no XCT da CIMTB Levorin em Araxá




Brasil e Polônia conquistam lugares mais alto em pódio no XCT da CIMTB Levorin em Araxá

Foto: Fabio Piva
A disputa começou acirrada na Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) 2016. Na tarde desta sexta-feira (4), no Complexo do Barreiro em Araxá, o tempo fechou e a chuva caiu, mas isso não intimidou a polaca Maja Wloszczowska e o brasileiro Henrique Avancini, que conquistaram o primeiro lugar na prova contrarrelógio (XCT) da SuperElite. A XCT funciona da seguinte forma: a cada um minuto é autorizada a largada de um atleta. Vence aquele que fizer o percurso, de 5.7 km, em menor tempo.
Henrique Avancini afirma estar feliz com o bom desempenho nesta primeira etapa da CIMTB Levorin. “A contrarrelógio é uma excelente prova. Por você estar sozinho na pista é possível conquistar uma boa vantagem. Hoje consegui alguns segundos de diferença – 16 segundos – sobre o eslovaco e é uma boa vantagem para amanhã. Meu desempenho foi exatamente da maneira que desejei”, disse.
Na Elite feminina, a disputa ficou entre a polaca Maja Wloszczowska e a mexicana Daniela Campuzano, mas, quem levou a melhor foi Maja, com diferença de 12 segundos. “Já estou classificada para os Jogos Olímpicos no Rio, mas sempre é bom garantir alguns pontos para ter certeza que vou largar na primeira fila da corrida olímpica”, afirmou.
Confira quem são os de primeiros colocados da SuperElite:
Masculino
1 – Henrique Avancini – Brasil Cannondale
2 – Michal Lami – Eslováquia
3 – Frederico Nascimento – Caloi Elite Team
4 – Catriel Andrés Soto – Argentina
5 – Rubens Donizete – Brasil SPECIALIZED- Hoffmanxco
6 – Luiz Henrique Cocuzzi – Brasil lar/shimano/scott/kmc
7 – Lukas Kaufmann – Orthocrin Cannondale Lefty Team
8 – Ricar Alexandre Pscheidt – Trek Brasil Racing
9 – Sherman Trezza – Caloi Elite Team
10 – Guilherme Gotardello – GOTARDELO MULLER
Feminino
1 – Maja Wloszczowska – Polônia
2 – Daniela Campuzano – México
3 – Agustina Apaza – Argentina
4 – Raiza Goulão – Brasil Specialized Racing BR
5 – Isabella Lacerda – Brazil LM / Sense de MTB
6 – Nathalie Schneitter – Suíca
7 – Mary McConneloug- EUA – Team Kenda Intense
8 – Jovana Crnogorac – Sérvia
9 – Erika Gramiscelli – Gramiscelli Bikes
10 – Evelyn Muñoz – Chile





Páscoa Iluminada espera atrair 40 mil pessoas em um mês de evento







Páscoa Iluminada espera atrair 40 mil pessoas em um mês de evento

A Rede Tauá apresentou, neste fim de semana, as novidades e a programação da Páscoa Iluminada 2016. Durante entrevista coletiva, a diretora comercial da Rede, Lizete Ribeiro, deu detalhes do evento que começa no dia 25 de março e só termina no dia 24 de abril. A expectativa é que cerca de 40 mil pessoas assistam aos espetáculos no Grande Hotel.
As apresentações com música, luzes e muita tecnologia foram inspiradas nos trabalhos de Walt Disney. O evento coloca Araxá como referência nacional em comemorações no período da Páscoa.
O Páscoa Iluminada 2016 terá um investimento de R$ 1,5 milhão. O projeto é realizado por meio da Lei Rouanet com patrocínio da CBMM e apoio da Prefeitura de Araxá. Cerca de 200 artistas locais estarão envolvidos nos espetáculos. Uma produção inspirada nos grandes espetáculos mundiais.
Segundo Lizete Ribeiro, o projeto foi desenvolvido para surpreender turistas e araxaenses. “Primeiro é preciso ter uma boa produção e bons criadores. Temos um excelente criador que é o João Chequer. Ele viajou o mundo buscando inspiração para fazer o evento. Não há lugar melhor, no mundo, que a Disney para ter boas inspirações de magia e encantamento”, destaca a diretora.
Lizete afirma que a participação dos araxaenses é fundamental para o sucesso dos espetáculos. “Sem o envolvimento da cidade o evento fica sem sentido. Nós esperamos receber toda a comunidade de Araxá na Páscoa Iluminada”, diz.
Espetáculos em 2016
Jesus: Paixão, Vida e Luz
Aleluia! A Grande Jornada
Vila do Coelhinho
Respeitável público, onde está o coelhinho?
Grande Jantar Veneziense
A Vida de Jesus – Intervenções Teatrais
Para araxaenses
Durante toda a Páscoa Iluminada, nos shows de segunda a quinta e para o espetáculo “Respeitável público, onde está o coelhinho?” de domingo a tarde, os araxaenses que doarem 1kg de alimento não perecível terão entrada gratuita.
Espetáculos de sexta e sábado: R$ 15
Pontos de troca e venda de ingressos: recepção do Grande Hotel.
Não hóspedes e turistas
Espetáculos: R$ 40
Mais informações: www.pascoailuminada.com.br






Hotéis registram cerca de 80% de ocupação no Carnaval





Hotéis registram cerca de 80% de ocupação no Carnaval

Araxá continua sendo uma ótima opção para turistas de várias partes do país durante o período de Carnaval. A cidade atraiu centenas de pessoas que vieram em busca apenas da tranquilidade e do conforto para o descanso, outras que vieram participar de retiros espirituais e também aquelas que aliaram o bem estar da ‘terra de Beja’ com a alegria da festa de momo.
Um levantamento feito pela Associação Comercial e Industrial de Araxá (ACIA) revela que os hotéis de Araxá alcançaram uma média de cerca de 80% de ocupação de seus leitos. Destaque para hotéis como o Hotel da Torre que chegou a 100% de ocupação, Tauá Grande Hotel com 97%, Nacional Inn com 96%, Tururu com 90%, Pousada Dona Beja com 80% e Pousada do Sesc que teve 93% dos seus leitos ocupados neste Carnaval 2016.
A ACIA em parceira com a Prefeitura de Araxá disponibilizou, através da contratação da empresa Therma Tour, uma van que levou os hospedes dos hotéis mais afastados do Centro da cidade para a Passarela do Samba montada na av. Getúlio Vargas. Um total de 110 turistas usufruíram deste serviço que foi oferecido gratuitamente pela primeira vez em Araxá.
Entre as novidades do Carnaval Araxá 2016 destaque também para o Trio Elétrico que durante os quatro dias de folia percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, indo também nos bairros e no Complexo do Barreiro. O clima contagiante do Trio Elétrico animou ainda mais os foliões que se surpreenderam com a alegria e a empolgação que invadiu Araxá.

De Araxá para o Brasil :: Legislativo prestigia registro brasileiro conferido a produtor araxaense do Queijo Minas Artesanal
Produtor de Araxá foi o primeiro em Minas Gerais a receber o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
:: De Araxá para o Brasil :: Legislativo prestigia registro brasileiro conferido a produtor araxaense do Queijo Minas Artesanal
O vereador José Maria Lemos Júnior ao lado do produtor Alexandre Honorato que a partir de agora pode exportar seu produto para todo o país
A Câmara Municipal de Araxá marcou presença na entrega do primeiro registro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) conferido à queijaria individual do produtor araxaense Alexandre Honorato, em solenidade promovida em sua fazenda na sexta-feira (9).

Este registro possibilita que o Queijo Minas Artesanal deixe de ser vendido apenas no Estado e agora passa a ser também comercializado em todo o Brasil, com o queijo produzido em Araxá por Alexandre Honorato sendo pioneiro nesta conquista.

Representando o Poder Legislativo na solenidade, o vereador Juninho da Farmácia (DEM) cumprimentou todos os presentes e destacou em seu pronunciamento a perseverança do produtor Alexandre Honorato, amigo seu desde a infância, e seus familiares em acreditar, mesmo passando por dificuldades, em seu projeto de investir e ter o seu queijo agora com condições de ser comercializado em todo o Brasil.

“Temos que valorizar muito esse trabalho, principalmente por ser um produto de Araxá que agora vai fazer parte da mesa do brasileiro, um orgulho para todos os araxaenses e sendo consagrado agora neste ato sendo o primeiro produtor do Queijo Minas Artesanal a receber esse registro”, destacou Juninho.

São produzidos em média 150 queijos diariamente e para expandir o mercado, onde já há interesse de municípios dos Estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, Alexandre Honorato acredita que a produção deva aumentar para 250 queijos. Ele destacou que a conquista do registro é um orgulho depois de tanta luta.

A vereadora Néia da Uninorte (PDT) também marcou presença juntamente com representantes da Ação da Mulher Trabalhista, entidade presidida por ela, e demais autoridades como o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento (DEM), secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Zé Silva (PDT), presidente da Emater-MG, José Ricardo Roseno, presidente do IMA, Altino Rodrigues Neto, deputado estadual Bosco (PTdoB), políticos da região, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e demais entidades rurais, imprensa e demais convidados.

Comercialização Nacional :: Queijo Minas Artesanal poderá ser comercializado em todo Brasil
Queijo que é produzido artesanalmente nas regiões de Araxá, Canastra, Cerrado, Cerro e Campo das Vertentes já pode ser comercializado em todo o país
:: Comercialização Nacional :: Queijo Minas Artesanal poderá ser comercializado em todo Brasil
Queijo Minas Artesanal é apreciado em todo território nacional
O Queijo Minas Artesanal alcança um novo patamar de comercialização. Os produtores das cinco regiões reconhecidas pelo programa e que são cadastrados e certificados no Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA têm a possibilidade de venderem o Queijo Minas Artesanal não só para o Estado de Minas como também para todas as regiões do Brasil.

O chefe do IMA em Araxá, Calimério Guimarães, explica que o Ministério da Agricultura aprovou a regulamentação do queijo que é produzido artesanalmente nas regiões de Araxá, Canastra, Cerrado, Cerro e Campo das Vertentes. “O estado de Minas Gerais já tem equivalência de inspeção participando do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e os produtos lácteos, entre eles o queijo, também foi incluído nesta equivalência de inspeção. Portanto os produtores que se adequarem as normas do SISBI-POA vão poder vender o Queijo Minas Artesanal em todo Brasil”, afirma Calimério.

Segundo ele, até então o produto só podia ser vendido na sua região de origem e agora esta nova conquista significa uma maior valorização do produto. “É realmente uma forma de agregar mais valor ao Queijo Minas Artesanal e assim proporcionar uma melhor renda ao produtor da região que terá um maior mercado consumidor para comercializar seus produtos”, diz o chefe do IMA.

Para se adequar as normas do SISBI os produtores devem ter instalações de controle sanitário do rebanho, analise periódica do leite e controle da qualidade da água, além do período de maturação do queijo que passa de 60 dias para 22 dias na queijaria.

“A nossa expectativa é que muitos produtores da nossa região possam se beneficiar desta nova realidade. As queijarias cadastradas no IMA já cumprem praticamente todas as exigências do SISBI-POA e com essa abertura de mercado, o produtor irá com certeza agregar valor ao seu produto. O mercado para o Queijo Minas Artesanal é enorme e podemos citar São Paulo e Brasília por exemplo como grandes potenciais de consumidores para os nossos produtos”, diz Calimério.

Os produtores interessados em mais informações podem procurar o escritório do IMA em Araxá na avenida Imbiara, 250, Centro ou então a Emater através do telefone: (34) 3662-0556. Segundo Calimério, os dois órgãos estão aptos a atender a demanda dos produtores do Queijo Minas Artesanal.



Roteiro espiritual movimenta o turismo no Triângulo
A primeira Escola Espírita do Brasil, o Colégio Allan Kardec

A busca pela espiritualidade é o que move cerca de duas mil pessoas, todo mês, até a cidade de Sacramento, no Triângulo Mineiro. A região é considerada berço do espiritismo nacional. Uberaba, por exemplo, é a terra do coração de Chico Xavier, e a cidade de Carlos Baccelli, Celso de Almeida Afonso e Alaor Borges Junior, três dos principais médiuns do país.

É no Triângulo também que foram fundadas a primeira escola espírita do Brasil – o Colégio Allan Kardec –, e o primeiro centro espírita rural, dois dos principais atrativos que integram a rota turística religiosa. Formatado com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o roteiro tem início em Uberaba, passa por Araxá e é encerrado em Sacramento.

Entre os atrativos, os turistas têm acesso ao Hospital do Pênfigo – Dona Aparecida, Centro Espírita Irmã Valquíria, Mausoléu Chico Xavier, Casa Espírita Antusa, Museu Chico Xavier (última casa do médium em vida), asilo André Luiz, Centro Espírita Aurélio Agostinho, Casa do Caminho, Centro Espírita Sacramento Dona Heigorin e Museu Eurípedes Barsanulfo (um dos médiuns mais estudados do país). Outras opções são conhecer a Gruta dos Palhares e a Chácara Triângulo, onde acontece, todos os dias, há 104 anos, o culto das 9h, um culto espírita.

Daniela Scripilliti, de São Paulo, já realizou o passeio por três vezes. Em duas delas, levou os filhos. Também já apresentou a rota a uma amiga e à ex-cunhada. “Não é só visitar lugares bonitos, é conhecer a história do espiritismo. Gostei muito do Museu Barsanulfo, é muito preservado e possui uma energia muito boa. É impressionante como todo o trabalho dele foi mantido, mesmo com pouquíssimos recursos”, relata ela, que é simpatizante da religião espírita. Daniela também destaca o jardim do Colégio Allan Kardec. “Tem um espaço para meditação, um astral muito legal”, diz.

Frederico Crema Leis, proprietário da Maritaca Turismo, que opera o roteiro religioso, explica que, em geral, os visitantes realizam o passeio em busca de mais informações sobre o espiritismo. “O turista vai para conhecer os ensinamentos de Eurípedes Barsanulfo e Chico Xavier. É um público muito alternado. Outro dia recebemos um casal suíço e um casal de jovens; e na última semana veio um ônibus da terceira idade”, conta.

O roteiro espiritual do Triângulo Mineiro integra o Circuito Turístico dos Lagos, que é constituído de 17 municípios, nove deles em Minas Gerais e oito em São Paulo. Além do roteiro espiritual, o Circuito conta com atrativos voltados para o Lazer Náutico e Pesca, nas cidades de Rifaina, Igarapava e Miguelópolis; Ecoturismo e Aventura, nas cidades de Sacramento, Pedregulho e Buritizal; Negócios e Eventos, em Uberaba; Turismo Rural, em Conquista, além do segmento Cultural, em que diversos municípios ainda preservam resquícios de sua antiga arquitetura e expressam suas manifestações culturais.

Segundo Manuel Pedro Leal, presidente da Associação do Circuito Turístico dos Lagos, há diversidade de opções oferecidas gera oportunidades de turismo na região, mas o roteiro espiritual se destaca. “Não se pode negar que o atrativo principal da região envolve o aspecto religioso e espiritual, no entanto, os demais segmentos vêm constantemente se fortalecendo e, gradativamente, se consolidando”, relata.

Ele avalia que os visitantes que buscam o roteiro religioso têm um propósito específico, de usufruir de experiências que despertem seus sentimentos de fé. “São motivadas pela curiosidade em conhecer e vivenciar cidades conhecidas por sua história e forte aspecto religioso e espiritual que paira no ambiente, envolvendo os visitantes nas comunidades locais, ou ainda, inspiradas pelas histórias de fé proporcionadas por um religioso local. O brasileiro, por natureza, é um povo de notável tolerância religiosa, atitude respeitosa e convívio pacífico entre pessoas com diferentes percepções de mundo. Agregado a isso, a região possui uma infraestrutura turística capaz de atender a essa demanda. Por isso, acreditamos que as pessoas que realizam o roteiro espiritual são fontes de estímulo para as pessoas que ainda não conhecem o roteiro. Muitas delas voltam constantemente aos destinos que visitaram”, comenta.

Cardápio de Produtos é lançado em São Paulo
A secretária adjunta de Estado de Turismo de Minas Gerais, Silvana Nascimento, lançou o Catálogo de Roteiros Turísticos da Região do Lago de Furnas, Canastra e Lagos, para cerca de 50 agentes e operadores de viagem paulistas, na tarde desta terça-feira (27/11), no Espaço Minas Gerais, em São Paulo. O material apresenta 12 roteiros turísticos que abrangem os municípios de Capitólio, São João Batista do Glória, Formiga, Boa Esperança, Varginha, Araxá, São Roque de Minas, Sacramento, Conceição das Alagoas, Conquista e Uberaba.

Casa do Caminho

Casa da Prece em Uberaba



JORNALISTA LANÇA LIVRO SOBRE ARAXÁ


“O jornalista Wander Rezende lança, na noite de hoje (8), no Grande Hotel, o seu segundo livro, denominado “Araxá, Bela e Atrativa”. A obra, com edição bilíngue (Português/Inglês), retrata o que a “Terra de Beja” tem de melhor. O livro possui 184 páginas que leva o leitor aos diversos temas como cultura, museus, história, economia, artesanato, culinária, turismo, além da história de vida de algumas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Araxá.
Na publicação há mais de 300 fotos escolhidas exclusivamente pelo autor, com a ajuda do fotógrafo Reynaldo Finholdt Júnior. Um verdadeiro almanaque cultural que revela fatos e acontecimentos que marcaram a história de Araxá no decorrer dos anos.
O autor destaca uma cidade que vive suas tradições antigas sem esquecer o desenvolvimento. Lugar estruturado, com economia sólida e importante para Minas Gerais e Brasil, com ótimas opções turísticas através das águas medicinais. Um povo hospitaleiro e gentil, que preserva seus costumes interioranos e os transmitem para os visitantes.
Famosa por abrigar a maior estância hidromineral da América Latina (Complexo do Barreiro), Araxá coleciona boa parte da história e cultura de Minas, desde a época da exploração do ouro, até os dias atuais.
Clima aconchegante, uma culinária rica e de dar água na boca. Bonita por natureza, assim é Araxá. Em cada página desta obra, é possível degustar um pedacinho de tudo aquilo que este lugar abençoado tem de melhor. Araxá vive uma diversidade cultural durante o ano todo, através de encontros de dança, música e teatro. Sem contar as festas tradicionais seculares que ainda sobrevivem na modernidade, como as folias de reis, congadas e as manifestações religiosas.
No que se refere à preservação de seus bens culturais, Araxá é muito bem preparada. Basta verificar a existência de vários museus, centros de cultura e memoriais. Por exemplo, o Museu Calmon Barreto, único no país que contém obras exclusivas de um só artista. Casarões coloniais ainda contrastam com a arquitetura moderna, um sinal de que a cidade preocupa com o progresso, mas conserva os traços de um passado distante.
Para Wander, quem tiver a oportunidade de adquirir o livro, irá se maravilhar com as curiosidades reveladas por ele, muitas delas vividas por personalidades importantes como presidentes do Brasil, onde quase todos já visitaram a cidade. “Vale a pena conferir, do princípio ao fim, que Araxá realmente merece a denominação tupi-guarani de “lugar alto onde primeiro se avista o sol”- conclui o autor.
A obra foi editada através da Lei de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet), com apoio da CBMM, Minax, Acol Distribuidora e Rio Branco Petróleo.
Wander é jornalista, formado pela Universidade de Uberaba e escritor, autor do livro "Tapira, Mosaico Cultural”, publicado em 2009.”




Nenhum comentário: