Tudo começa em 1759 quando Bartolomeu Bueno do Prado monta uma expedição para destruir uma aldeia de escravos fugitivos, efetuando um verdadeiro massacre. Anos depois, em 1768, o mestre-de-campo coronel Inácio Correia Pamplona junto com mais 400 homens fortemente armados, massacrou os legítimos donos do lugar, os índios araxás. Dessa forma, os colonizadores não teriam dificuldades para ocupar a região e finalmente o homem branco se estabeleceria.
Em 1791, é criada a Freguesia de São Domingos do Araxá e nomeado o seu primeiro vigário. Quatro anos depois, Alexandre Gondin inicia a construção da primeira Igreja Matriz de São Domingos, que teve suas obras concluídas em 1800.
A Freguesia de São Domingos do Araxá é elevada a Julgado (território de jurisdição de juízes municipais) de São Domingos de Araxá em 1811, desmembrando-se do Julgado do Desemboque. Em 1812, passou a exercer a jurisdição civil e criminal, possuindo o seu próprio juiz ordinário.
Em 1831, o Julgado foi elevado à condição de Vila. Somente em 19 de dezembro de 1865, a lei provincial 1259 eleva a Vila de São Domingos de Araxá à categoria de cidade que, em 1911, passou a se chamar apenas Araxá. Em 1915 a cidade ganha finalmente a sua prefeitura.
Em 1916, a cidade contava com aproximadamente 18 mil habitantes. Uma população significativa para a época que, com seus anseios por mudanças e progresso, iniciou a construção do Hotel Cassino Colombo (1918), Hotel Rádio (1919) Cine Trianon (1922), o lançamento da pedra fundamental do Balneário Barreiro (1925) e inauguração do Cine Teatro Glória (1929), entre outros.
Com o passar do tempo, Araxá assistiu a
implantação de muitas melhorias, consolidando seu desenvovimento urbano e o
crescimento de sua população.
|
CURIOSIDADES HISTÓRICAS
Acompanhe através da linha do tempo os fatos mais marcantes da história de Araxá.
Fonte: http://www.portalaraxa.com.br/turismo/cidadehistoria.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário